Depois de quase duas décadas como pastor, palestrante e líder cristão, Shane Pruitt revela algumas das “mentiras” mais comuns que os cristãos acreditam. E ele está em uma missão se esforçando para corrigir esses erros teológicos, para impedir que as visões erradas detenha as pessoas de voltarem à fé.
Pruitt, que recentemente lançou um livro intitulado “Mentiras Comuns que os Cristãos Acreditam: E Por Que a Verdade de Deus É Infinitamente Melhor”, falou aoPure Flix, sobre como esses clichês e proclamações comuns pode ter um impacto negativo sobre os cristãos.
Entre as mentiras que alguns cristãos mais acreditam, pode ser encontrado no ditado popular: “Siga seu coração”, que no entanto, é aquela que talvez seja, a mais difundida devido ao seu impacto.
Essas frases esses clichês que adotamos na comunidade cristã, os batizamos e os tornamos parte de nosso vernáculo”, disse Pruitt. “Mas eles não são necessariamente biblicamente verdadeiras, são na verdade mentiras que nos vai deter em voltarmos a nossa fé.”
“Existe uma mentira que está no alicerce ou fundamento de todas essas outras mentiras”, revela opastor, observando que é a mentira que diz às pessoas que elas estão no controle ou que elas está no centro do seu próprio universo. É uma mentira que a cultura valoriza – mas que é totalmente e totalmente falsa.
“Quem é o centro do seu universo?” Ele pergunta. “É você ou é Cristo?”
Pruitt compartilhou sua própria história pessoal para ilustrar por que ele começou a se interessar mais em explorar as mentiras que muitos cristãos passaram a acreditar. Sua jornada começou com seu filho Titus, que ele e sua esposa adotaram na Uganda.
O nascimento de seu filho adotivo foi traumático, e o menino se deparou com uma série de problemas médicos.
“[Sua mãe] morreu durante o parto e, quando Tito foi levado para uma clínica de fora da cidade, ele estava quase em estado de coma”, disse Pruitt, observando que havia muitas complicações e problemas de saúde. “Mas não sabíamos a gravidade dessas necessidades até voltarmos aos Estados Unidos.”
Só depois que Titus foi levado para um hospital nos EUA que os Pruitts descobriram que ele tinha um grave distúrbio convulsivo e paralisia cerebral. Esses diagnósticos deixaram muita incerteza, já que Pruitt e sua esposa não sabiam como seria o futuro da criança.
“Isso nos atingiu com uma tonelada de tijolos”, disse ele. “Durante um ano inteiro em que ele esteve em casa foi, várias cirurgias, várias visitas médicas … Eu estava pastoreando uma igreja que estava crescendo muito rápido naquela época. Eu tinha que fingir do lado de fora como se tudo estivesse ótimo ”.
Enquanto isso, sua esposa sofria de ansiedade por tudo o que estava acontecendo, com o casal sentindo a pressão de “manter tudo junto”. Mas, em vez de continuar nesse caminho, os Pruitts tiveram que tomar uma decisão de adotar uma abordagem saudável para lidar com o problema. situação.
“Resolvemos voltar para o básico da palavra de Deus e admitimos que não estávamos bem”, disse ele, observando que a decisão de ser tão aberto inspirou os outros a serem transparentes.
Pruitt disse que a experiência deixou ele e sua esposa reconsiderando visão teológica que tem sido adotada por muitos: que “Deus não vai te dar mais do que você pode lidar”. O casal percebeu que isso simplesmente não é uma visão correta para tirar das Escrituras
“Sim, às vezes é mais do que podemos lidar, mas isso nos leva à fé”, disse ele. “Pela fé você tira essa pressão de seus ombros, coloca-a nos ombros do Senhor.”
A partir daí, Pruitt começou a esboçar uma lista mais ampla de mentiras, que formaram a base para “Mentiras Comuns que os Cristãos Acreditam”. No final, ele espera inspirar as pessoas a aprofundarem sua fé.
“Fé não está dizendo: ‘Tudo bem, Deus, uma vez que eu entenda, então eu vou confiar em você’, isso não é fé”, disse Pruitt. “A fé está dizendo:” Não entendi. Eu não entendo … Eu posso não gostar, mas, Deus, eu confio em você, porque você está fazendo todas as coisas para a sua glória e meu bem.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário