catolicismo mundial/world catholicism

por la unidad de los católicos /pela unidade dos católicos /the union of catholic

terça-feira, 23 de abril de 2019




Atualizações!

Caixa de entrada
x

Pavablog Cancelar inscrição

10:01 (há 0 minuto)
para eu

Atualizações!

Link to Pavablog

10 expressões racistas que deveríamos tirar do nosso vocabulário
Posted: 22 Apr 2019 10:00 AM PDT


Publicado no Universia
A escravidão negra é um capítulo muito marcante da história do Brasil. A influência desse período está presente, inclusive, no vocabulário da língua portuguesa. Várias expressões que usamos no dia a dia têm origem em situações diversas — e na maior parte das vezes muito dolorosas — que foram vividas por negros.
Por isso, assim como precisamos deixar para trás preconceitos que surgiram durante a escravidão, podemos repensar algumas palavras que usamos. A Universa reuniu dez expressões consideradas racistas que deveríamos tirar de nosso vocabulário:
Denegrir
De acordo com o dicionário Michaelis, a palavra significa “tornar negro” ou “difamar” e tem origem em “de negro ir”. A expressão é ofensiva porque considera algo negro como negativo.
Criado-mudo
O nome da mesa de cabeceira vem de um dos papéis desempenhados pelos escravos dentro de uma casa: o de segurar as coisas para seus senhores. Como o criado não poderia fazer barulho para atrapalhar os moradores, ele era considerado mudo.
Fazer nas coxas
Não se sabe exatamente quando a expressão entrou para o nosso vocabulário, mas a versão da origem mais popular é a de que o termo viria do hábito dos escravos moldarem telhas em suas coxas. Como eles tinham corpos de diferentes formatos, as telhas acabavam não se encaixando corretamente e, por isso, estariam mal feitas.
Mercado negro, lista negra, ovelha negra…
Assim como em “denegrir”, o uso do adjetivo “negro” em palavras como “mercado negro”, “lista negra” e “ovelha negra” tem peso muito negativo, tornando-o pejorativo. Esse juízo de valor acaba afetando também as pessoas negras, reforçando o preconceito estrutural.
Mulata
O termo é usado para se referir a pessoas negras de pele clara. Da língua espanhola, a palavra faz referência ao filhote do cruzamento de cavalo com jumenta ou de jumento com égua. Ou seja, compara uma pessoa negra a um animal. A expressão se tona ainda mais pejorativa quando usada como “mulata tipo exportação”, reforçando a visão do corpo da mulher negra como mercadoria.
Não sou tuas negas
Ao usar a expressão, você diz que “não é qualquer um com quem pode se fazer tudo”. Então quer dizer que as mulheres negras podem ser submetidas a qualquer coisa? Hoje não, mas na época da escravidão, quando surgiu a expressão, sim. As escravas negras eram literalmente propriedade dos homens brancos e usadas para satisfazer os desejos sexuais deles — que “preservavam” suas mulheres brancas.
Trabalho de preto
De acordo com a crença popular do século 19, escravos eram preguiçosos e burros — ou seja, não desempenhavam bons serviços. Por isso, ao dizer que algo é um “trabalho de preto”, você está dando a entender que a atividade foi tão mal concluída que só poderia ter sido feita por uma pessoa negra.
Doméstica
A expressão designava as escravas que trabalhavam dentro das casas das famílias brancas. Normalmente, elas tinham a pele mais clara e traços semelhantes aos dos europeus, por isso tinham um “status superior” ao dos escravos da lavoura. Por receberam uma educação diferenciada e aprenderem algumas lições de bons modos, eram tidas como escravas “domesticadas”, como se fossem animais selvagens.
Ter um pé na cozinha
A frase é muito usada para se referir a uma pessoa que não é exatamente branca nem negra. No século 18, a casa de famílias brancas tinham escravas trabalhando como cozinheiras e assistentes. Como elas eram, muitas vezes, assediadas e estupradas por seus senhores, era comum que tivessem filhos de peles mais clara. Por isso o “pezinho na cozinha”.
Da cor do pecado
Normalmente usada como elogio, a expressão dá a entender que a pele mais escura é mais tentadora, representa algo sedutor, porém negativo. A frase torna, ainda, a cor da pele da mulher negra algo exótico e extremamente sexual.
Fontes: dicionário Michaelis, a militante e escritora Stephanie Ribeiro e o artigo “Metáforas Negras”, de Vera Menezes
  
Seu celular está realmente te espionando?
Posted: 22 Apr 2019 08:00 AM PDT


Publicado na BBC
Você já teve a sensação alguma vez de que o seu smartphone ou tablet grava as suas conversas? Já recebeu algum anúncio, digamos, de passagens aéreas para o Rio de Janeiro logo depois de falar com um amigo que estava pensando em passar férias lá?
Lenda urbana ou realidade? Meu telefone pode realmente estar “gravando” minhas conversas ao vivo?
A proliferação de microfones nos nossos celulares e de autofalantes inteligentes – como o sistema Siri da Apple e a Alexa da Amazon – pode nos levar a pensar que qualquer um pode escutar nossas conversas e que nossa privacidade está ameaçada.
Zoe Kleinman, correspondente de tecnologia da BBC, relatou no programa Bussines Daily a experiência que teve com seu celular – e que a levou a desconfiar que terceiros acessaram o microfone do aparelho para espioná-la.
“Há alguns anos, eu estava conversando com minha mãe na cozinha da casa dela, e ela me contou que um amigo da família tinha morrido em um acidente de trânsito fora do país. Lembro que o telefone estava do meu lado”.
“Foi um acidente dramático, e então procurei saber se algum veículo de comunicação tinha noticiado (o acidente). Digitei o sobrenome dele no mecanismo de busca, e o corretor me sugeriu corretamente o resto do nome”, diz.
“Como era possível o buscador me oferecer essa possibilidade quando, na verdade, nenhum meio de comunicação tinha escrito nada sobre o acidente?”, pergunta ela.
A jornalista Zoe Kleinman começou a investigar se é possível que estejamos sendo gravados
Coincidência?
Pode ser. Pode ser também que outras pessoas já tivessem buscado aquele nome antes no mecanismo, o que o levaria a “deduzir” o restante.
De qualquer forma, Kleinman começou a investigar se realmente era possível que nossos dispositivos estivessem acessando nossas conversas.
Para isto, chamou um especialista no tema e o desafiou a criar um programa que fosse capaz de “capturar” as conversas pelo microfone de seu celular, a partir de um laptop.
“O que me pareceu mais desesperador é que ele conseguiu desenvolver esse aplicativo em dois dias.”
Testado, o sistema se mostrou capaz de converter em texto as conversas captadas pelo microfone do celular.
Se até Kleinman e seu especialista conseguiram, o que poderiam fazer empresas gigantes de tecnologia?
“Na verdade é um risco grande para elas. Espionar é ilegal. Não se pode colher dados de pessoas sem antes receber permissão explícita para tal”, diz.
Kleinman fez questão de ressaltar, porém, que o que ela e o especialista demonstraram é que a espionagem era tecnicamente possível. E não que estivesse necessariamente acontecendo.
“A conclusão a que chegamos é que, se é possível, é provável que haja pessoas tentando ativar o controle de voz. Nos rodeamos com esses dispositivos e eles estão nos ouvindo, à espera de palavras de controle para ativá-los”, diz Kleinman.
“Todas as empresas absolutamente negam que usem os dados coletados por voz e neguem que compartilhem esses dados com terceiros”, diz a jornalista da BBC.
Software por cinco dólares
Outra pessoa que demonstrou como é fácil hackear o microfone de alguém foi o cineasta holandês Anthony van der Meer. Ele deixou seu telefone ser roubado de propósito, a fim de secretamente usá-lo para registrar o ladrão.
Ele instalou um aplicativo muito simples no aparelho que lhe permitia fazer tudo o que faz com seu telefone normalmente, mas à distância.
Esse aplicativo sempre funcionaria, mesmo que o ladrão reiniciasse o smartphone.
“Eu podia ver contatos, mensagens, gravar áudio, vídeo, tirar fotos”, diz ele. Em suma, van der Meer tinha acesso a tudo.
“Me dei conta do quanto compartilhamos com nosso celular e de que esse é o dispositivo perfeito para espionagem, porque as pessoas o levam com eles o tempo todo.” Celulares costumam ter um microfone, câmera e até sistema GPS, que permite que você saiba onde as pessoas estão. Não nos damos conta do dano que ele pode fazer”, diz van der Meer.

Por exemplo: o cineasta ficou sabendo que o ladrão frequentava abrigos para pessoas sem teto, depois de olhar os registros de GPS.
Ele também gravou 30 segundos de conversa duas vezes por dia. Se parecesse interessante, ele gravaria mais tempo.
O aplicativo que ele tinha instalado no telefone roubado permitiu que ele visse quando o celular estava on-line. Também enviava um texto de conversas gravadas para o e-mail de van der Meer.
“É um aplicativo muito útil e fácil de usar”, diz ele.
É também um software legal e não muito caro. “Eu acho que paguei cerca de US$ 5 para me inscrever e usá-lo para a vida toda”.
Outra coisa que Anthony Van der Meer destaca é o poder do microfone.
“Mesmo que esteja no bolso, as conversas foram bastante claras e nítidas”.
“Na verdade, é muito assustador saber que, mesmo para uma pessoa como eu, com habilidades tecnológicas limitadas, é muito fácil.”
E quando é tão fácil obter seus dados, extorsão ou chantagem passam a ser um risco real.
“O aplicativo pode fazer streaming, ou seja, gravar ao vivo o que a pessoa está fazendo naquele momento, seja em vídeo ou áudio”, afirma o cineasta.
Termos de uso
A especialista em segurança, Lisa Forte, diz estar certa de que nosso celulares permitem que sejamos espionados, e chama a atenção para os termos de uso, as mensagens que aparecem no celular quando baixamos novos aplicativos, muitas vezes pedindo autorização para acessar os microfones, localização e câmeras.
Ela lembra, sem citar o nome, de um aplicativo que dizia, em seus termos de uso, que não ia “armazenar nenhum áudio em nossos servidores”.
“Para mim, é uma coisa muito estranha de se dizer, porque se eles não acumulassem nenhum dos dados que coletam sobre nós, eles diriam simplesmente que ‘nenhum dado será coletado’.”
“Eu acho que eles poderiam estar transcrevendo o áudio e é isso que eles armazenam: um texto sobre nosso áudio”, explica Forte.
Toda essa coleta de dados é usada, no caso descrito por Forte, com um propósito comercial. Mas uma vez que as empresas armazenam nossos dados, nada impede que hackers os roubem e os usem contra nós.
Como se proteger
Então, o que as pessoas podem fazer para se proteger?
“Eu nunca tenho uma conversa importante perto do meu telefone, mas o que é importante com os smartphones é ter o sistema operacional atualizado. Toda vez que uma atualização for lançada, atualize imediatamente”, recomenda Lisa Forte.
Se houver alguma suspeita ou falha no sistema operacional do telefone, a atualização resolveria isso.
Finalmente, devemos ter muito cuidado com os aplicativos que baixamos e com as permissões que concedemos a eles.
É realmente necessário que este jogo de que gostamos tenha acesso à nossa câmera? Para quê?
“Outra coisa a ter em mente é que existem aplicativos que ativam o microfone e isso nos consome dados e bateria”, lembra Kleinman.
  
You are subscribed to email updates from Pavablog.
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google, 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States
ResponderEncaminhar
Postado por MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH às 06:02
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Denunciar abuso

Páginas

  • Início
  • google.com/+CatolicismomundialBlogspot888
Powered By Blogger

catolicismo mundial

catolicismo mundial

catolicismo mundial

  • Início

catolicismo mundial

  • Início

catolicismo mundial

  • (nenhum título)
    Patriarca melchita: estamos no Oriente Médio para atestar a ação do Espírito Santo em nossas vidas
  • Vatican News - Newsletter
      Vatican News - Newsletter blogger Newsletter Vatican News   Cancelar inscrição sex., 6 de nov. 12:43 para  mim inglês português     Traduz...
  • Vatican News - Newsletter
      Você não consegue ver a newsletter?   Assista online Notícias do dia 08/08/2020 Papa às Irmãs Mínimas do Sagrado Coração: sejam mães para ...
  • Vatican News - Newsletter
      Você não consegue ver a newsletter?   Assista online Notícias do dia 04/12/2020 Primeira pregação do Advento, Catalamessa: “irmã morte é f...
  • Vatican News - Newsletter
      Você não consegue ver a newsletter?   Assista online Notícias do dia 09/10/2020 Francisco relança o Pacto Educativo Global  O Papa Franci...
  • NESTE NATAL
      DÊ PRESENTES, MESMO SEM DINHEIRO... Para o inimigo: PERDÃO! Para o vizinho: TOLERÂNCIA! Para o parente: AFETO! Para os pais: HONRA! Para o...
  • Vatican News - Newsletter
      Você não consegue ver a newsletter?   Assista online Notícias do dia 11/12/2020 O Papa: os “ícones” do Natal são um sinal de esperança nes...
  • Vatican News - Newsletter
      Você não consegue ver a newsletter?   Assista online Notícias do dia 12/12/2020 Papa: olhando para Maria, transformemos nossa vida num dom...
  • Sobre LGTFOBIA...
     Devemos combater qualquer tipo de indício de violação  à diversidade sexual. Jesus se portaria assim???
  • Dom Especial Religião
      Visualizar como  página web Pneumatologia Ressurgimento do Espírito  O Paráclito é o responsável dinâmico pela existência da Igreja no mun...

catolicismo mundial

233,558

catolicismo mundial

catolicismo mundial

  • ►  2021 (198)
    • ►  junho (101)
    • ►  maio (30)
    • ►  fevereiro (1)
    • ►  janeiro (66)
  • ►  2020 (872)
    • ►  dezembro (207)
    • ►  novembro (34)
    • ►  outubro (1)
    • ►  julho (42)
    • ►  junho (91)
    • ►  maio (82)
    • ►  abril (156)
    • ►  março (100)
    • ►  fevereiro (68)
    • ►  janeiro (91)
  • ▼  2019 (2133)
    • ►  dezembro (56)
    • ►  novembro (102)
    • ►  outubro (137)
    • ►  setembro (152)
    • ►  agosto (136)
    • ►  julho (138)
    • ►  junho (149)
    • ►  maio (241)
    • ▼  abril (187)
      • NOVENA A NOSSA SENHORA RAINHA DO SERTÃO
      • ora~ção á rainha do sertão
      • santuario nossa senhora rainha do sertão
      • Vatican News - Notícias do dia 22 de abril ...
      • *
      • Amigo De Cristo
      • Papa Francisco felicita a los judíos por la P...
      • Siria, Sudán, Venezuela… El Papa Francisco pi...
      • Amigo De Cristo
      • Amigo De Cristo
      • Newsletter Ecclesia 2019-04-20
      • Beata Mariana de Jesus Navarro de Guevara, virgem
      • Vatican news - Newsletter de 10 de abril de 2...
      • Vítimas da ditadura A história dos mártires riojanos
    • ►  março (279)
    • ►  fevereiro (365)
    • ►  janeiro (191)
  • ►  2018 (1250)
    • ►  dezembro (252)
    • ►  novembro (138)
    • ►  outubro (126)
    • ►  setembro (77)
    • ►  agosto (49)
    • ►  julho (112)
    • ►  junho (76)
    • ►  maio (102)
    • ►  abril (70)
    • ►  março (89)
    • ►  fevereiro (94)
    • ►  janeiro (65)
  • ►  2017 (541)
    • ►  dezembro (67)
    • ►  novembro (63)
    • ►  outubro (71)
    • ►  setembro (18)
    • ►  agosto (48)
    • ►  julho (33)
    • ►  junho (52)
    • ►  maio (48)
    • ►  abril (80)
    • ►  março (18)
    • ►  fevereiro (8)
    • ►  janeiro (35)
  • ►  2016 (100)
    • ►  dezembro (12)
    • ►  novembro (17)
    • ►  outubro (37)
    • ►  setembro (8)
    • ►  agosto (7)
    • ►  maio (5)
    • ►  abril (5)
    • ►  março (6)
    • ►  fevereiro (2)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2015 (54)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (2)
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (5)
    • ►  junho (10)
    • ►  maio (13)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (2)
    • ►  fevereiro (2)
    • ►  janeiro (12)
  • ►  2014 (271)
    • ►  dezembro (27)
    • ►  novembro (16)
    • ►  outubro (19)
    • ►  setembro (15)
    • ►  agosto (67)
    • ►  julho (50)
    • ►  junho (27)
    • ►  maio (33)
    • ►  março (2)
    • ►  fevereiro (8)
    • ►  janeiro (7)
  • ►  2013 (52)
    • ►  dezembro (5)
    • ►  novembro (13)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (16)
    • ►  julho (14)
    • ►  junho (1)

catolicismo mundial

  • ALEJANDRO CARNEVALE
  • ALEX MARIO VALLE LYNCH
  • ALEXANDRE MARIO BENEDETTO LYNCH
  • AÍRTON JOÃO PONCE DE LEON
  • DANILO ELISEU BAUER (GAÚCHO ALEMÃO BRASILEIRO)
  • DANILO ELISEU BAUER JUNIOR(GAÚCHO DO BRASIL)
  • ELIAS EDUARDO KARAM
  • ELIAS JAMIL COHEN SACAAL
  • HUGO RAMIRO MIHANOVICH
  • HUGO RAFAEL LYNCH HIRIART
  • ISABEL FORTUNATTI( A GAÚCHA)
  • Isabel Rocha
  • JULIO CESAR BENEDETTO
  • LEONARDO VINICIUS LOBATO GURGEL RN
  • MANUEL FIRMINO FLORES BENEDETTO
  • MARCOS ALEXANDRE BORGES DE MEDEIROS-BENEDETTO(O GAUCHO BRASILEIRO DA FRONTEIRA)
  • MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
  • MARIO ALBERTO BENEDETTO LYNCH
  • MARIO ALBERTO BENEDITO LINS
  • RAUL VALENTIN LYNCH HIRIART
  • ROBERTO MARIO BAGGIO
  • ROSA DO CARMO HILDALGO SZILAGY MORELLI(ROSA SZILAGY)
  • Redentoristas
  • SONIA ALFARO E HILDO ELOIR FERRONATO
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • Unknown
  • VICTOR ALEX BENEDETTO(O PAULISTA)
  • VICTOR HUGO BENEDETTO(O GAÚCHO)
  • abolhassan bani sadr
  • igor mayer
  • igrejapaxetbonum
Tema Simples. Tecnologia do Blogger.