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Bento 16 tenta culpar a revolução sexual dos anos 60 por casos de abuso na igreja
Posted: 12 Apr 2019 02:00 PM PDT


Publicado na BBC
O papa emérito Bento 16, que renunciou à liderança do Vaticano em 2013, publicou uma carta onde atribui os abusos sexuais de clérigos à “revolução sexual” dos anos 1960.
Ele diz que mudanças históricas e culturais levaram à “dissolução” da moralidade no catolicismo.
A revolução sexual dos anos 1960 provocou a homossexualidade e a pedofilia em estabelecimentos católicos, disse Joseph Ratzinger no documento.
A carta recebeu fortes críticas de teólogos, que dizem que ela é “cheia de problemas”.
Casos de abuso sexual na Igreja Católica foram documentados bem antes dos anos 1960.
O especialista em Vaticano Joshua McElwee disse à publicação National Catholic Reporter que a carta não fala das questões estruturais que permitiram que os abusos fossem encobertos, nem comenta o fato de o próprio Bento ter sido por 24 anos chefe da congregação para a doutrina da Igreja Católica.
Julie Rubio, teóloga católica, disse num tuíte que a carta era “profundamente perturbadora”.
É raro Bento 16, que foi o primeiro papa a abdicar do cargo em quase 600 anos, intervir em assuntos clericais. Ele foi muito acusado de não conseguir proteger crianças de abusos cometidos por sacerdotes e abafar investigações, o que ele nega.
A única solução para o problema, dizia o papa, era “obediência e amor pelo Senhor Jesus Cristo”.
A análise que ele fez dos escândalos sexuais que abalaram a igreja faz uma abordagem mais teológica e histórica do que a posição do papa Francisco, o atual líder do Vaticano.
Num evento em fevereiro deste ano, Francisco clamou por “medidas concretas” para enfrentar o problema, e não apenas “condenações simplórias e óbvias”.
Como ele “atuou numa posição de responsabilidade, como um pastor da igreja” num momento em que muitos casos vieram à tona, Bento XVI disse que queria “colaborar com um novo começo”.
Publicada na revista católica alemã Klerusblatt, a carta de 5.500 palavras é dividida em três partes.
Pedofilia ‘permitida e adequada’
A primeira parte apresenta “o contexto social da questão”, onde ele lamenta que os anos 1960 tenham sido uma época na qual “padrões de sexualidade se romperam totalmente”.
Ele culpa filmes eróticos, imagens de nudez e “as roupas da época” pelo “colapso mental” e pela “violência”.
Na época da revolução sexual, “a teologia moral católica tinha entrado num colapso que deixou a Igreja indefesa contra as mudanças na sociedade”, disse ele.
A revolução sexual fez a pedofilia ser “diagnosticada como permitida e adequada”.
Revolução sexual gerou ‘grupos de homossexuais’
Em seguida, a carta examina como esse período afetou a “dissolução do conceito cristão de moralidade”, principalmente em instituições educacionais católicas.
Em alguns casos, bispos “tentaram criar um catolicismo novo, moderno”, e a revolução sexual gerou “grupos de homossexuais” nos seminários.
Ele diz que um bispo mostrou aos seus alunos filmes pornográficos para torná-los “resistentes a comportamentos contrários à fé”.
“A questão da pedofilia, que me lembre, não se tornou aguda até a segunda metade dos anos 1980”, diz ele.
Uma sociedade sem Deus
A carta conclui defendendo um retorno à fé.
“Por que a pedofilia chegou a esse ponto?”, pergunta ele. “A razão fundamental é a ausência de Deus.”
Ele diz que “a morte de Deus na sociedade” significa “o fim da liberdade” e a solução é “viver com Deus”.
Ratzinger, então, agradece ao seu substituto, papa Francisco, “por tudo o que faz para nos mostrar a luz de Deus, que não desapareceu, mesmo hoje”.
O papa Francisco disse, numa carta publicada em 2018, que a igreja “não agiu rapidamente” em reação ao problema dos abusos e “não cuidou dos pequenos”. “Nós os abandonamos.”
  
Evangélicos são de direita ou de esquerda?
Posted: 12 Apr 2019 08:00 AM PDT


Publicado na Carta Capital
Nas reflexões e análises relacionadas ao mundo evangélico, tenho insistido que não é possível referirmo-nos aos evangélicos brasileiros como um grupo único.
O amplo apoio deste segmento religioso à eleição do presidente da República Jair Messias Bolsonaro e a participação de algumas lideranças na composição do governo acabou servindo para confirmar um certo senso comum de que evangélicos são sinônimo de conservadorismo.
Quem se interessa em refletir e dialogar com este complexo segmento, precisa, no entanto, enxergar além desta equação. Se houve e ainda há amplo apoio a um governo ultraconservador da parte de evangélicos, há também uma significativa reação a ele no mesmo grupo, com uma oposição que não pode ser desprezada.
A polarização entre evangélicos conservadores e evangélicos progressistas é histórica (tenho escrito muito sobre ela aqui) e se concretiza não apenas em disputas discursivas. Nos contextos de hegemonia conservadora, passados e presentes, há episódios de confrontos, perseguições e expurgos.
No tempo presente, pesquisas do Datafolha indicaram que sete em cada dez evangélicos votaram em Bolsonaro, embora apenas quatros entre dez ainda lhe reservem apoio após três meses de um governo marcado por críticas. Entretanto, seguindo as trilhas históricas, o polo progressista garante sua expressão, evidenciando a polarização. Dois eventos ocorridos na última semana ilustram bem o que estou dizendo.
Em 4 de abril, foi realizado o Segundo Encontro de Intercessão (Oração) pela Nação. O evento, realizado em um hotel de Brasília, reuniu 140 líderes evangélicos, entre pastores, empresários e magistrados (uma nova e significativa elite do segmento que merece ser refletida). Lá participaram os ministros Onyx Lorenzoni (Casa Civil) e Damares Alves (Mulher, Direitos Humanos e Família), o advogado-geral da União, André Mendonça, mais quatro secretários-executivos do governo, o presidente da Bancada Evangélica, Pastor Silas Câmara (PRB/AM), e o presidente da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do MEC), Anderson Correia.
Contrapontos
Os temas centrais foram o apoio à chamada Reforma da Previdência, críticas ao STF e a estabilização do Ministério da Educação. Os organizadores avaliaram como bem sucedido o evento de apoio ao governo federal por ter reunido líderes influentes de várias denominações evangélicas entre tradicionais e pentecostais.
No dia seguinte, sexta-feira, 5 de abril, teve início o I Encontro Nacional de Evangélicos e Evangélicas do Partido dos Trabalhadores (PT), com a participação de cerca de 100 pastores e leigos de 12 estados do Brasil.
Com programação até o dia 6 de abril, o evento, realizado num centro de formação católica em São Paulo, avaliou criticamente o distanciamento do PT não só dos evangélicos, mas das bases populares e pensou formas de o partido se aproximar deste segmento religioso e de retomada dos trabalhos de base.
Participaram do encontro a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, a deputada federal evangélica Benedita da Silva e outras lideranças do partido e de movimentos de esquerda.
No fim, os participantes apresentaram um documento enviado à direção nacional do partido, com suas ponderações, e uma Carta Aberta às Evangélicas e Evangélicos e ao Povo Brasileiro Pela Libertação do Presidente Lula, em defesa da Democracia e pelos direitos do povo trabalhador Brasileiro.

Como qualquer outro eleitor
O cientista da Religião Edin Sued Abumanssur, convidado para um estudo, afirmou: “Os evangélicos não são nem de direita nem de esquerda. Dizer que os evangélicos elegeram Bolsonaro é um equívoco. Quem os evangélicos ajudaram a eleger no Maranhão? Um governador do PCdoB. As razões para o evangélico votar em A ou B são as mesmas razões para qualquer um votar em A ou B. O evangélico não votou no Bolsonaro porque é evangélico, votou porque 57 milhões votaram no Bolsonaro”.
Este é um dos muitos encontros realizados, frequentemente, Brasil afora, com evangélicos vinculados a partidos de esquerda e movimentos sociais. Como era de se esperar, a divulgação gerou muitas críticas de lideranças religiosas, relacionadas ao evento de Brasília, alegando que evangélicos “de verdade” não apoiam a esquerda, pois “são conservadores”.
Esta afirmação é falaciosa, pois busca, no grito, negar e silenciar a pluralidade própria dos diferentes grupos religiosos, que se dá na variedade de teologias e doutrinas, na diversidade das vivências em comunidades religiosas e nas múltiplas formas de atuação social que a fé estimula.
É urgente superar a apresentação dos evangélicos como um grupo homogêneo, rechaçando tendências unificantes de um segmento religioso que é mais do que plural.
A homogeneização dos evangélicos só interessa a quem age para instrumentalizar a religião para projetos de poder. Ao contrário disso, exercer a fé na política exige fidelidade aos princípios do Evangelho do amor, da paz com justiça, da misericórdia, do despojamento e da tolerância em meio às diferenças.
  
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