Terça-feira, 23 de Janeiro de 2018.
Santo do dia: Santo André Chong Hwa-gyong, catequista e mártir
Cor litúrgica: verde
Evangelho do dia: São Marcos 3, 31-35
Primeira leitura: Samuel 6, 12b-15.17-19
Leitura do Segundo Livro de Samuel:
Naqueles dias, 12Davi pôs-se a caminho e transportou festivamente a arca de Deus da casa de Obed-Edom para a cidade de Davi. 13A cada seis passos que davam, os que transportavam a arca do Senhor sacrificavam um boi e um carneiro. 14 Davi, cingido apenas com um efod de linho, dançava com todas as suas forças diante do Senhor. 15Davi e toda a casa de Israel conduziram a arca do Senhor, soltando gritos de júbilo e tocando trombetas. 17Introduziram a arca do Senhor e depuseram-na em seu lugar, no centro da tenda que Davi tinha armado para ela. Em seguida, ele ofereceu holocaustos e sacrifícios pacíficos na presença do Senhor. 18Assim que terminou de oferecer os holocaustos e os sacrifícios pacíficos, Davi abençoou o povo em nome do Senhor todo-poderoso. 19E distribuiu a toda a multidão de Israel, a cada um dos homens e das mulheres, um pão de forno, um bolo de tâmaras e uma torta de uvas. Depois todo o povo foi para casa.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 23 (24)
- Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o rei da glória possa entrar!"
R: Dizei-nos: "Quem é este rei da glória?" "É o Senhor, o valoroso, o grandioso!"
- Dizei-nos: "Quem é este rei da glória?" "É o Senhor, o valoroso, o onipotente, o Senhor, o poderoso nas batalhas"
R: Dizei-nos: "Quem é este rei da glória?" "É o Senhor, o valoroso, o grandioso!"
- Ó portas, levantai vossos frontões! Elevai-vos bem mais alto, antigas portas, a fim de que o rei da glória possa entrar!"
R: Dizei-nos: "Quem é este rei da glória?" "É o Senhor, o valoroso, o grandioso!"
- Dizei-nos: "Quem é este rei da glória?" "O rei da glória é o Senhor onipotente, o rei da glória é o Senhor Deus do universo!"
R: Dizei-nos: "Quem é este rei da glória?" "É o Senhor, o valoroso, o grandioso!"
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3, 31-35
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25);
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:
Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. 33Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor
Comentário do dia por Beato Columba Marmion, Abade
A união com Deus em Cristo segundo as cartas de direção espiritual de D. Marmion
Fazer a vontade de Deus
Sabeis que, quando nos encontramos em estado de graça, Jesus permanece no nosso coração. O seu maior desejo é ser tudo para nós. Parece um sonho bom demais para ser verdade, que Jesus, que é tão bom, tão poderoso e tão terno, queira ser nosso irmão; e contudo, é Ele próprio que nos diz: «Quem fizer a vontade de Deus esse é meu irmão, minha irmã e minha Mãe»: são palavras do próprio Jesus.
Assim pois, para chegarmos à felicidade de ter Jesus como nosso irmão, como nosso amigo mais íntimo, temos de fazer a vontade de seu Pai. Pois bem, em que consiste esta vontade? Antes de mais, em evitar o pecado; e se, por fraqueza, cairmos, em pedir imediatamente perdão. Em seguida, em fazer todas as coisas por Ele; Ele é tão bom que aceita as nossas mais pequenas ações feitas por Ele. Conheceis os vossos deveres; basta que os santifiqueis, consagrando-os a Deus.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário