Bom dia a si que nos acompanha no recomeço das atividades semanais, na reta final do inverno.
A fraternidade e a solidariedade são marcas da ação da Cáritas Portuguesa, que vive até domingo a sua
semana nacional, este ano com o tema ‘Uma só família humana, cuidar da casa comum’. O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, D. José Traquina, deixou alguns números que ajudam a entender a dimensão da ação desenvolvida pela organização católica: nas Cáritas Diocesanas de todo o país foram atendidas mais de 120 mil pessoas, das quais 101 mil receberam apoio em “situações complicadas de saúde, dificuldade na compra de medicamentos, falta de emprego, insuficiência de rendimentos e muitas situações de famílias endividadas”. Ainda no ano civil 2018, foram concluídas a maioria das ações previstas na campanha “Cáritas, com Portugal, abraça as vítimas dos incêndios”.
O Papa Francisco deixou no Vaticano uma mensagem às vítimas do “horrível atentado” de sexta-feira, contra duas mesquitas na Nova Zelândia, que provou 50 mortes. “Rezo pelos mortos e seus familiares. Estou próximo dos nossos irmãos muçulmanos e de toda aquela comunidade e renovo o convite à união, com a oração e gestos de paz, para combater o ódio e a violência”, disse, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do ângelus.
Começa hoje a semana bíblica da Diocese de Viseu, no seminário daquela cidade, entre as 20h30 e as 22h30, e tem como tema «Jovens, Bíblia e Fé». Esta iniciativa é promovida pelo Secretariado da Educação Cristã da Diocese de Viseu.
A semana nacional da Cáritas está no centro das emissões da ECCLESIA na Antena 1 da rádio pública (22h45), de segunda a sexta-feira. No domingo, ouvimos a história de José Carlos e Ana Isabel, casados há 14 anos, decidiram adotar três irmãos e concretizar o desejo de constituir uma família. Uma história para ler no nosso site, por ocasião do Dia do Pai.
Despeço-me com votos de boas notícias, sempre
Octávio Carmo
Nenhum comentário:
Postar um comentário