quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Nossa Senhora Aparecida: 300 anos

Nossa Senhora Aparecida: 300 anos

Padre Marcos Eduardo Pavan
O mês de outubro é especial para nós e para nosso Brasil, pois comemoramos o tricentenário da aparição da Imagem de Nossa Senhora nas águas do Rio Paraíba, no Vale do Paraíba, em São Paulo, onde hoje está o grande Santuário Nacional e a cidade que leva o nome da Padroeira do Brasil, Aparecida.
O ano era 1717, época das Capitanias Hereditárias. O governante de São Paulo e Minas de Ouro (hoje chamada de Minas Gerais) estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente por Guaratinguetá. Animado com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa e foram chamados três pescadores para pescar peixes para esta acasião.
Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso lançaram suas redes no Rio Paraíba. Não era época de peixes. Depois de várias tentativas, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e pescaram uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. Depois deste "encontro" - que nos dias de hoje é representado em todo Brasil no dia 12 de outubro emocionando os fiéis - o barco se encheu tanto peixes que quase virou.
A partir daí, a devoção à Santa foi se espalhando. Primeiro nas casas, depois se construiu uma Capela, depois uma Basílica, até chegar ao que hoje é o quarto maior Santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida. No Brasil, Nossa Senhora apareceu na forma de uma imagem negra, na época em que a escravidão no país ainda ocorria, uma página obscura e degradante de nossa história. Maria liberta o escravo Zacarias e, com isso, dá lição de vida aos donos de terras da época sobre o que é ter amor ao próximo, respeito à dignidade do ser humano.
Em julho de 1930, o Papa Pio XI proclamou e constituiu Nossa Senhora da Conceição Aparecida como nossa Padroeira, Rainha do Brasil.
Assim, o Brasil rende-se ao amor incondicional da "Mãe Aparecida" e, em 1980, o então presidente da República João Batista Figueiredo, por ocasião da visita do Papa João Paulo II, estabelece feriado o dia 12 de outubro, como Dia da Padroeira do Brasil.
Atualmente, estamos vivendo o Ano Mariano no Brasil que terminou no último dia 11 de outubro. Este ano está sendo então dedicado a Nossa Senhora Aparecida por todo Brasil e inclusive em nossa Diocese, onde a imagem missionária passou por todas as paróquias, comunidades e hoje permanece exposta em nossa Catedral.
Que Nossa Senhora continue abençoando nosso Brasil de um povo tão sofrido e ao mesmo tempo lutador, que nossa Mãe Aparecida siga mostrando para nós o caminho que nos leva à salvação que é seu Filho Jesus Cristo.
Deus abençõe a todos!
O autor é pároco da Catedral do Divino Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário