oana D’Arc
Em 6 de janeiro de 1412, nasceu Joana D'Arc, uma importante personagem histórica da França
Joana D’Arc nasceu em 6 de janeiro de 1412, em Domrémy-la-Pucelle, na França. Quando criança, o assassinato de membros de sua família fez Joana D’Arc assumir tarefas que não condiziam com a sua idade, como tomar conta do rebanho de carneiros, costurar e cuidar da casa onde vivia. Porém, o que mudou sua vida foi o fato de ser muito religiosa.
Aos 13 anos, Joana D’Arc afirmou ter tido uma visão dos santos Miguel, Catarina e Margarida dizendo para ela entrar para o exército francês e ajudar seu país na luta contra os ingleses.
Na época, a França se encontrava fragilizada por uma turbulência política, social e econômica. O rei Carlos IV estava constantemente doente e a falta de sua presença tornava o cenário ainda pior. Nesse contexto, a Inglaterra, sob o comando do rei Henrique V, viu a oportunidade de tomar o poder na França.
Motivada pela sua visão, Joana D’Arc começou a ter treinamento militar, se vestiu igual aos homens e entrou para o exército. A batalha contra a Inglaterra começou por conta da ausência de um substituto ao trono francês, após a morte de Carlos IV.
Após vencer diversas batalhas e comandar as tropas francesas, Joana D’Arc ganhou o reconhecimento do rei Carlos VIII. Essas batalhas puseram fim à Guerra dos 100 anos (1337 – 1453), na qual a França expulsou os ingleses do norte do território. No ano de 1430, os nobres franceses, representados pelo rei Carlos VIII, ficaram temerosos com a possível forte aliança que surgiria entre Joana D’Arc e os camponeses. Com isso, ela foi entregue aos ingleses que, sob a acusação de bruxaria – por conta das visões que outrora tivera – no dia 30 de maio, assassinaram Joana na fogueira da Inquisição. Cinco séculos após sua morte, Joana D’Arc foi canonizada em 1920.
2 OPINIÕES