Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2019.
Santo do dia: Beato Odorico Mattiuzzi de Pordenone, presbítero Cor litúrgica: verde
Evangelho do dia: São Marcos 1, 14-20
Primeira leitura: Hebreus 1, 1-6 Início da carta aos Hebreus:
1Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos nossos pais pelos profetas; 2nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também ele criou o universo. 3Este é o esplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser. Ele sustenta o universo com o poder de sua palavra. Tendo feito a purificação dos pecados, ele sentou-se à direita da majestade divina, nas alturas. 4Ele foi colocado tanto acima dos anjos quanto o nome que ele herdou supera o nome deles. 5De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”? Ou ainda: “Eu serei para ele um Pai e ele será para mim um filho”? 6Mas, quando faz entrar o Primogênito no mundo, Deus diz: “Todos os anjos devem adorá-lo!”
- Palavra do Senhor - Graças a Deus
Salmo 96 (97)
- Deus é rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito.
R: Adorai o Senhor Deus, vós anjos todos!
- E assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória. Aos pés de Deus vêm se prostrar todos os deuses!
R: Adorai o Senhor Deus, vós anjos todos!
- Porque vós sois o Altíssimo, Senhor, muito acima do universo que criastes, e de muito superais todos os deuses.
R: Adorai o Senhor Deus, vós anjos todos!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 1, 14-20
- Aleluia, Aleluia, Aleluia. - Convertei-vos e crede no evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15);
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:
14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o evangelho de Deus e dizendo: 15“O tempo já se completou e o reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no evangelho!” 16E, passando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: “Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens”. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai, Zebedeu, na barca com os empregados e partiram, seguindo Jesus.
- Palavra da Salvação - Glória a Vós, Senhor
Comentário ao Evangelho por Santa Teresa de Calcutá, Fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade Carta do 25/3/1993 a toda a comunidade, chamado Testamento Espiritual
Ouvi-o pronunciar o vosso próprio nome: o chamamento de Jesus
Nossa Senhora foi, com São João, e certamente com Maria Madalena, a primeira pessoa a ouvir o brado de Jesus: «Tenho sede!» (Jo 19,28). Ela conheceu a intensidade e a profundidade deste desejo ardente de Jesus por vós e pelos pobres. E nós, conhecemo-lo? Sentimo-lo como ela? [...] Nossa Senhora pediu-mo, e agora sou eu que, em seu nome, vo-lo peço, que vos suplico: «Ouvi a sede de Jesus». Que ela seja para cada uma de vós uma palavra de vida. Como vos aproximareis da sede de Jesus? O segredo é um só: quanto mais vos aproximardes de Jesus, melhor conhecereis a sua sede.
«Arrependei-vos e acreditai no evangelho», disse-nos Jesus (Mc 1,15). E de que temos de nos arrepender? Da nossa indiferença, da nossa dureza de coração. E em que temos de acreditar? Que Jesus tem sede do vosso coração e dos pobres. Ele, que conhece a vossa fraqueza, apenas deseja o vosso amor; quer apenas que Lhe deis a oportunidade de vos amar. [...]
Ouvi-O. Ouvi-O pronunciar o vosso nome. E assim fareis com que a minha alegria, e a vossa, sejam completas (1Jo 1,4)
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário