Assistindo a um programa sobre Padre Pio da TV Evangelizar, vi que o Santo Padre Pio era devoto da Madonna della Libera ( ou Nossa Senhora da Liberdade), então procurei pesquisar sobre ela.
A Maria Santissima della Libera ou Madonna della Libera é um título tradicional com o qual a Igreja Católica venera Maria, mãe de Jesus.
Não está presente no martirológio romano e, portanto, não tem uma festa específica no ano litúrgico, pois é um título associado a diferentes festas marianas baseadas nos costumes locais e na história de cada santuário.
Nossa Senhora da Liberdade (Madonna della Libera) apareceu em 2 de julho de 663 em Benevento e libertou a cidade do cerco do imperador bizantino Constant II .
Nossa Senhora apareceu com a cruz impressa na palma da mão: uma característica que se tornou o sinal distintivo dela (a Madonna della Libera), recorrente em cada uma de suas representações.
Famoso e objeto de devoção por um grande número de fiéis, é o ícone bizantino que representa a Madonna della Libera, que foi roubado pelos venezianos em 1453 em Constantinopla.
Ícone Sagrado da Madonna della Libera em Rodi Garganico
O ícone sagrado ainda está preservado no santuário homônimo em Rodi Garganico , uma cidade onde, de acordo com a tradição contada pelo historiador De Grazia, milagrosamente encalhou durante o transporte.
Após este evento, a Madonna della Libera tornou-se a padroeira da pequena cidade do Gargano , onde desde então, todo 2 de julho é celebrada sua solenidade.
Igreja de Rodi Garganico
Há cerca de trinta anos, a antiga igreja de Rodi Garganico, dedicada à Madonna della Libera, foi declarada santuário .
Uma estátua da Virgem chegou no século XV em Molise , em Cercemaggiore, onde foi erguido um santuário ( 1456 d- 1492 ).
Madonna della Libera de Cercemaggiore
A Madonna della Libera era muito venerada por São Pio de Pietrelcina , que costumava chamá-la de "La Madunnella nostra", em referência ao culto difundido em Pietrelcina , onde era celebrado todos os primeiros domingos de agosto.
O culto à Madonna della Libera também é fortemente sentido em Maiori (SA), onde existe uma pequena capela dedicada a ela e a São Gregório Magno. O aniversário cai na segunda-feira em Albis.
O culto à Madonna della Libera também está muito vivo em Moiano (BN), onde ainda hoje a procissão, que se realiza no dia 8 de setembro, atrai fiéis de todos os municípios do distrito. A Madonna della Libera di Moiano foi "coroada" em 1914 e é uma das 150 Madonas negras registradas em território nacional.
Enraizado está o culto à Madonna della Libera em Aquino venerado na monumental igreja românica a ela dedicada. O aniversário cai no primeiro domingo de outubro e convoca à procissão uma multidão de fiéis do distrito e da diocese, visto que esta representa um dos santuários da mesma. A Madonna della Libera é venerada em Carano (Sessa Aurunca) na província de Caserta em um antigo santuário de peregrinação.
O festival acontece no primeiro domingo de maio.
Em Filetto, em Abruzzo, existe um Santuário dedicado a ela, que o celebra no dia 21 de novembro. Na mesma data também é comemorado em Ortona e, na Puglia, em Lucera.
A iconografia usada para representar a Madonna della Libera é caracterizada por um simbolismo fortemente ligado à luta e à libertação: a Virgem muitas vezes está sentada em um trono com o Menino no colo (na pintura sagrada preservada no santuário de Rodes, o Menino brinca com uma pomba presa por um fio).
No pescoço de Nossa Senhora está impresso o símbolo da cruz, também presente na palma da mão direita, bênção.
O dia do nome é celebrado em dias diferentes, de acordo com a tradição local, e é celebrado por pessoas que levam o nome de: Libera, Liberata, Maria Libera e Maria Liberata (embora haja Santa Liberata , cuja festa litúrgica é celebrada no dia '11 de janeiro ou 20 de julho).
Em Rodi Garganico, a imagem da Madonna é acompanhada pelas estátuas de 15 santos, incluindo o padroeiro San Cristoforo .
MADONNA DELLA LIBERA LIVRA DA PESTE
Diz a lenda que um ícone votivo de Nossa Senhora do século XV foi encontrado no século XVI por um camponês de Prato durante uma epidemia de peste.
O fazendeiro implorou a Madonna para evitar o flagelo e ele foi ouvido. O ícone foi trazido para o centro de Pratola e colocado numa primeira capela.
Em 1851, o novo santuário foi iniciado para favorecer uma maior afluência dos fiéis e foi consagrado em 1912 ; em estilo neoclássico com planta de basílica latina.
Santuário de Pratola ao centro da cidade e no alto
Nos altares internos encontram-se o ícone renascentista de Nossa Senhora com peregrinos e a estátua processional de 1741, construída pelos monges da Badia Morronese di Sulmona .
A festa da Madonna della Libera acontece no primeiro domingo de maio.
LIVRAI-NOS, Ó MARIA
Da fome e da guerra, livraI-nos !
Da guerra nuclear, da autodestruição incalculável ..., livrai-nos !
Dos pecados contra a vida do homem desde o seu alvorecer,
livrai-nos !
Do ódio e da degradação da dignidade dos filhos de Deus,
livrai-nos !
De todo tipo de injustiça na vida social, livrai-nos !
Da facilidade de pisar nos mandamentos de Deus, livrai-nos !
Da tentativa de obscurecer a própria verdade de Deus nos corações, livra-nos !
Da perda da consciência do bem e do mal, livrai-nos !
Do pecado contra o Espírito Santo, livrai-nos ! nos liberte !
Oração
Ó Nossa Senhora, minha boa Mãe dos Livres,
invocada com este título por sete séculos,
você sempre atendeu às orações de seus devotados filhos.
Eu agora cheio de esperança, prostrado aos teus pés, imploro:
Volte seus olhos misericordiosos para mim
e me livre de todo o mal
da alma e do corpo,
ó Maria.
Santa Maria della Libera, orai por nós!
Santa Maria, Mãe dos Livres, orai por nós!
Santa Maria da Liberdade, orai por nós!
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA LIBERDADE
Ó Mãe dos Livres, esperança, guia e certeza da minha vida.Eu me volto para você, para pedir a teu filho Jesus,a força e a alegria de amá-lo todos os dias,com todo o meu coração, mente e alma.Ó Rainha da Bondade,ajuda os enfermos, oprimidos, desanimados,cansado no espírito e no corpo.Seja sempre mãe,que livra a todos de todo perigo.Amém.
FONTES:
Nenhum comentário:
Postar um comentário