terça-feira, 14 de abril de 2020

Morre dom Aldo Pagotto com suspeita de coronavírus

PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTICIA

Morre dom Aldo Pagotto com suspeita de coronavírus

O religioso de 70 anos enfrentava problemas contra um câncer. Nessa segunda-feira, dom Aldo teve um derrame pulmonar e insuficiência respiratória grave. Ele estava na UTI

15:46 | 14/04/2020
Dom Aldo Pagotto na procissão de Nossa Senhora Aparecida, no Montese, em 12 de outubro de 2019
Dom Aldo Pagotto na procissão de Nossa Senhora Aparecida, no Montese, em 12 de outubro de 2019 (Foto: AURELIO ALVES)
O ex-bispo de Sobral e arcebispo emérito da Paraíba, dom Aldo di Cillo Pagotto, 70 anos, morreu nesta terça-feira, 14, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com suspeita de Covid-19. O religioso, que travava luta contra o câncer desde 2017, teve grave insuficiência respiratória e foi transferido na segunda-feira, 13, do leito para uma UTI do Hospital da Unimed, no bairro São João do Tauape, em Fortaleza. O falecimento foi confirmado pelo padre Anízio Ferreira, superior local da Congregação dos Padres Sacramentinos.
Mais cedo, o padre Anízio Ferreira informou ao O POVO que dom Aldo Pagotto teve um “derrame pulmonar”. Como a situação se agravou, os médicos resolveram entubá-lo. “Ontem à noite a situação ficou delicada e se deu o procedimento”, afirmou.
Em nota, a Congregação dos Padres Sacramentinos havia comunicado também sobre a situação de dom Aldo Pagotto em relação ao câncer. O padre Marcelo Silva, superior provincial da ordem católica, revelou que “nos últimos exames foi constatado que o linfoma retornou com nódulos no fígado e no pulmão. Já foram realizadas duas sessões de quimioterapia. Foram realizados também os procedimentos indicados no caso e administração de plaquetas”.
O arcebispo emérito da Paraíba, que morava na paróquia de São Benedito, em Fortaleza, estava desde 2017 enfrentando o câncer. Segundo o padre Anízio Ferreira, a “primeira batalha” deu-se na próstata. Em seguida no intestino grosso e, agora, no fígado e pulmão. “Ele é um grande guerreiro, um grande missionário”, afirmou. Dom Aldo, até o dia 18 do mês passado, estava celebrando missa, todos os dias, internamente na Congregação. Ele faria 71 anos em setembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário